Guardando o Coração



"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Este certamente é um dos versículos mais fascinantes de toda a bíblia. É um grande sinal de alerta para todos nós, pois o coração representa a sede dos nossos sentimentos, emoções. Nós não podemos deixar que todo o tipo de pensamento e emoção penetre e permaneça em nós. Devemos "nos revestir de toda a armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."(Ef 6:11) Toda a ação é precedida de um pensamento, ou seja, tudo começa na nossa mente. Na bíblia traduzida para a linguagem de hoje o versículo 23 do capítulo 4 de provérbios está assim: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Interessante que o título desse mesmo capítulo é “exortação paternal”. Deus, como nosso Pai conhece a fragilidade do ser humano, Ele sabe que uma pessoa que vive pelos seus sentimentos, que aceita todo o tipo de pensamento que é levado à sua mente, pode se tornar uma pessoa doente. No mesmo capítulo o Pai nos orienta a reter as suas instruções “porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.” Devemos estimar e proteger a nossa mente, emoções e vontades, de acordo com a Palavra de Deus, renovando nossa mente (“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento.”Rm 12:2), pensando nas coisas que provém do Pai ("Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8) e fugindo de toda natureza maligna que provém da natureza carnal do homem ("Foge também das paixões da mocidade." II Timóteo 2 :22); ("Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado." Timotéo 6:11). Devemos estar atentos e vigilantes para não deixar que nossa mente e coração sejam poluídos pelas coisas deste mundo, devemos ser governados pelo espírito, e como diz a Palavra, fugir das paixões da mocidade, pois "o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."(I João 2:7). E nunca podemos esquecer-nos de pedir para Deus sua proteção mediante o revestimento da Sua armadura: "tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno; tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:16,17) Que você nunca se esqueça: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)



No amor do Pai, PV.

Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Priscila, nao respondo a min mesma mas é que nao sabia que ficaria escrito que eu mesma tinha escluido o meu comento te peço humildemente descuplas e explico porque eu exclui o comento ao teu posto, que adicionarei outra vez abaixo, exclui porque eu queria adicionar mais algumas palavrinhas parabenizando-me e congratulando-me com voce que é uma criatura separada por Deus, agradecemos a Deus tambem pelo avanço da tecnologia que é uma bençao e agradeço tambem quando encontro outros jovens que como voce proclaman o evangelho atravez da Iternet, querida irma continue assim e Deus te abençoe ricamente dando-te sabedoria, entendimento e clareza no proclamar mais e mais a Palavra de Deus, Deus te abençoe.
      " E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,

      Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;

      Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus."

      Filipenses 1:9-11

      Excluir
  2. Muito lindo o teu poster aqui, muito edificante e restaurador, de grande ensinamento, copiei e postaro no meu blog mauriziomirian.blogspot.com, para espandir mais e mais a Palavra de Deus, como disse Jesus:

    "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
    João 17:20"

    ResponderExcluir